top of page

Vida mágica em tempos de isolamento social

Olá! Seja bem-vindo leitor. Eu fiquei pensando muito se eu deveria escrever esse texto, mas dada situação atual do Corona, achei que valeria a pena. Afinal de contas, muitas pessoas não estão acostumadas com toda essa questão de ter que ficar em casa, em isolamento social. É um processo que pode ser desgastante, complicado e até mesmo fazer com que algumas pessoas afrouxem um pouquinho os parafusos… ou até mesmo perder alguns…


O fato é que ficar em casa é um processo que as pessoas não estão acostumadas. Nossa sociedade fez com que nossa vida, ou pelo menos grande parte dela, seja feita nas ruas… Por exemplo, nosso trabalho normalmente faz com que fiquemos pelo menos nove horas ou mais fora de casa. Isso significa mais de um terço do seu dia sendo passado em algum lugar externo. Pode parecer bobeira, e até pode parecer pouco. Mas muitas pessoas não estão acostumadas com essa nova realidade.


Mas por que falar disso num site que teoricamente não foca nesse tipo de coisa? A resposta é simples: falamos sobre a questão de que deveríamos ter uma vida mágica enquanto temos alguns momentos profanos. No início muitas pessoas pensam que ficar em casa faria com que você pudesse ter uma vida ainda mais, digamos, mágica. No sentido de que você poderia fazer tudo que você gostaria, já que teria muito mais tempo. Afinal, deixa-se de gastar tempo no transporte, por exemplo. O que para algumas pessoas, poderia representar em 2 e 4 horas a mais no dia.


Infelizmente, algumas pessoas estão descobrindo agora que a verdade não é muito bem assim. Ficar em casa afina e muito as barreiras que dividem a nossa vida pessoal da profissional. Principalmente agora que temos que acordar sentar numa mesa de trabalho, que provavelmente é o local onde você antes sentava para jantar. Isso sem falar no caso de pessoas que têm filhos e ainda tem que lidar com toda essa situação. Então a pessoa acorda, tem que sentar numa mesa que não é acostumada, se desligar de todo o processo que tem na sua casa, a TV, os jogos, o videogame, e até mesmo a família para poder focar no seu trabalho.


Muitas pessoas, por não estarem acostumadas a fazerem home-office, estão agora trabalhando muito mais do que deveriam. O conforto de se estar em casa e a necessidade de mostrar para o seu chefe que ainda podemos ser produtivos fez com que as pessoas achassem que isso signifique ter que fazer as horas extras para poder fazer mais. E fazer mais horas extras no seu trabalho significa que no fim das contas você tem menos tempo para sua vida. Pois bem, se pensarmos numa situação onde você dorme em torno de oito horas por dia e trabalha oito horas por dia, dois terços do seu dia já foram embora. Logo, começa a ficar ainda mais complicado separar um tempo para poder fazer os seus trabalhos Mágicos, independente de quais sejam.


Ter uma rotina nesse sentido acaba sendo muito importante. Talvez por isso algumas pessoas que já tinham rotinas, por exemplo, de fazer algum tipo de exercício mágico de manhã cedo antes de começar a trabalhar continuam fazendo. Mas para a maior parte das pessoas, isso agora está sendo um problema muito sério. Por isso eu resolvi fazer esse texto. Sim. Pode parecer comum escrever aqui pra tentar falar sobre como manter a sua rotina ou algo do tipo. Mas talvez isso possa valer de pena para algumas pessoas, e por isso eu estou escrevendo. E espero realmente que seja de valia para alguém.


Primeiramente pense que o mais importante é criar rotinas. Não importa qual seja ela, não importa como você faça. Mas o importante é que você primeiro as crie, e segundo que você aí siga. Mesmo sem perceber, temos já várias rotinas que estão no nosso dia a dia. Você normalmente acorda, toma café da manhã, escova os dentes, troca de roupa, ou toma um banho e coloca uma roupa para poder ir trabalhar. E não é porque você está trabalhando de casa que você deveria deixar de fazer isso. Assim como não é pelo fato de que você está em casa que você deveria começar assistir televisão enquanto trabalha.


A questão, e aí voltando para um ponto principal, é como encaixar a minha vida mágica no meio disto tudo. Como falei, crie uma rotina/hábito e respeite o tempo que você definiu para fazer isso. Caso você não se sinta bem fazendo isso de manhã antes de começar a trabalhar, não há problema algum. Programe um tempo à noite, depois que você acabar o seu trabalho, ou talvez antes de dormir. Separe este tempo para fazer o seu ritos, ou meditação, ou os dois. Não importa o horário (a menos que seus ritos requeiram que sejam executados em horários específicos). O que importa é que você crie uma certa rotina.


Pode parecer estranho, principalmente no início: estar em casa e ter que programar ainda mais. Existem pessoas que dizem que você deveria fazer alguns pequenos ritos para poder facilitar a separação da vida mágica da vida profana. Por exemplo: tomar um banho e se arrumar mesmo trabalhando de casa, é considerado um rito. Um rito aonde você prepara somente para dizer: eu estou começando a trabalhar.


Vou me repetir, mas é importante frisar: é recomendo que você, a partir do momento em que definiu um determinado horário e rotina para sua vida mágica, siga elas. E vale fazer um comentário que eu acho ser o mais importante nesse momento de isolamento: muitas pessoas se sentem sozinhas e é normal. Afinal de contas, estamos acostumados a convivência social. Em casa, use ferramentas de comunicação online para poder conversar com pessoas e trocar ideias. Nesse momento. é muito importante esse tipo de processo, por incrível que pareça.


Inclusive, vale o comentário aqui para a Roca das Moiras, que é uma chamada que é feita todos os domingos, às 19h, capitaneado pela Katy Frisvold e pela Pri Martinelli para conversar com mulheres. E sempre busque estar próximo, mesmo que nesse momento apenas virtualmente, daqueles que você gosta e que te faça. O mais importante é ficar em casa, fazer seus trabalhos mágicos, e ser feliz, por mais complicado que isso possa parecer.


Mas com toda certeza, isso vai passar. E (esperemos que) seremos mais fortes.


bottom of page