top of page
Foto do escritorEduardo Regis

O Curioso Caso do Livro de 7 Milhões de Dólares

Outro dia fui comprar um livro. Era de ocultismo. Não comprei o livro. Ele custava sete milhões de dólares. Eu só tinha cinquenta dólares na carteira.


Preciso explicar a razão desse preço. Na verdade, pareceu-me até que o livro era barato. A capa era do couro do cavalo de Gengis Khan – com manchas do sangue do próprio. As letras da capa em ouro nobre e também eram adornadas com safiras e rubis. O papel da mais incrível gramatura era feito da fibra de uma árvore que fora plantada pelo próprio Merlin e que depois de derrubada enfeitava a nave da Abadia de Westminster. As ilustrações todas eram tatuadas com tinta mágica em pele de criminosos condenados à forca pela inquisição Espanhola. Para completar, de brinde você ganhava uma foto de nu frontal de Gerald Gardner dançando a Macarena.


Realmente são muitos tesouros. Fico pensando se não deviam cobrar 10 milhões ao invés de 7.


E o conteúdo?


O conteúdo? Ah, quem se importa. Aparentemente era um livro no qual um desses caras que posta umas fotos legais no Instagram e no Facebook escreveu sobre alguma coisa que já falaram mil vezes. Total de trinta e duas páginas, fonte 22 e espaçamento 2 cm. Bem confortável de se ler. Entretanto, eu não li o livro físico, é claro. Não se pode nem abrir um livro desses para olhar. Vi umas três fotos no site do autor e decidi que ficaria bonito na minha estante. Todos estamos precisando de estantes bonitas para aparecer no Zoom.


Hoje caiu o PDF na internet. Obviamente PDF não vai para a estante. Assim, não interessam as safiras, o couro do Gengis Khan ou o fitilho feito da língua de Margaret Thatcher, pois nada disso aparece no PDF. Enfim, baixei o tal PDF e fui ler. Descobri que o livro fala sobre a vida sexual das fadas e fiquei intrigado em aprender que as fadas não fazem sexo. Fim do livro.


Na internet, o editor reclama da dificuldade do mercado. A loja vive às moscas. O livro da vida sexual das fadas vendeu apenas 100 cópias das 110 que foram feitas – edição limitadíssima. A editora está prestes a fechar. No PDF reparei diversos erros de digitação e outros de gramática (mesmo que Inglês não seja a minha primeira língua).

Nada se salva, Eduardo?


Para não dizer que foi tudo em vão, fiz o ritual para saber quem é minha fada madrinha. Acontece que, como estava avisado no livro, o ritual só funciona mesmo se você tiver um ossinho de asa de fada. O problema é que esse ossinho só vinha na edição mais limitada ainda. Essa custava 15 milhões de dólares e vendeu somente 10 das 12 cópias que foram produzidas.


Ai de mim que fiquei sem livro, sem fada madrinha e com um PDF inútil ocupando 3.5 MB do meu disco rígido.

*Imagem de capa: Lindau Gospels. Imagem retirada de: https://www.atlasobscura.com/articles/medieval-luxury-books-pearls-jewels-gold-silver-manuscript-covers

**Imagem do livro aberto: Marcus Spike no Pixabay.

Posts Relacionados

Ver tudo

Quem quer ser Jesus?

Porque, sejamos sinceros, quem quer ser Jesus, andando pelas ruas de sandálias, quando você pode ser Deus?

Kommentare


bottom of page