Apesar de não ser thelemita, acredito que alguns dos escritos de Crowley tem seu valor. Lembro-me de quando comecei meus estudos magísticos, foi de certa forma automático me deparar com os escritos dele. Quase 20 anos atrás, onde a internet não existia, a quantidade de conhecimento disponível se resumia ao que algumas poucas editoras no Brasil publicavam. Hoje, com a internet diminuindo as distâncias, assim como a facilidade no aprendizado de outras línguas, começamos a ter acesso a um número maior de possibilidades. Dada a situação atual, resolvi fazer uma pequena lista de alguns exercícios que podem ser feitos em casa.
Meditar
Sim, essa é a resposta mais simples. Se você nunca meditou, pode parecer complexo ao mesmo tempo. Apesar de que ao pensar de forma simples, deveria ser simples: é só não pensar em nada. E é justamente aí que mora o problema.
Nossa cabeça é bombardeada sempre com milhares de coisas: cores, luzes, cheiros, sons… E tudo isso é processado por nossa mente. Quando tentamos parar para meditar, tudo isso acaba entrando em foco, mesmo que você não queira.
Vou deixar aqui como recomndação dois vídeos interessantes: um é sobre como meditar por um minuto: https://youtu.be/IPrOlrYHsoQ
Outro é o vídeo feito pelo Marcos Keller, onde ele fala como usar sua própria respiração e seu corpo para focar e facilitar sua meditação.
Testar os seus próprios limites
Esse tipo de exercício foi proposto por Crowley em seu Liber E vel Exercitiorum. Consiste em colocar sue corpo em algumas situações que te tirariam da zona de conforto e anotar os resultados.
Algumas ideias:
Quanto tempo você consegue ficar sem comer ou beber até o momento que sua capacidade de trabalho, raciocínio ou sociabilidade seja afetado?
Quão longe você consegue andar sem parar por um momento? E correr? E dançar? E nadar? E ?
Quanto tempo você conseguir ficar acordado sem dormir? Como isso afeta seu humor e sua capacidade de fazer as coisas?
Quanto tempo você consegue ficar em silêncio sem que isso afeta sua saúde mental? E quanto tempo você consegue ficar em total isolamento, sem comunicação (de qualquer tipo, incluindo mensagens na internet)?
Talvez um dos exercícios mais complexos de ser fazer em paralelo com os propostos seja manter notas sobre isso. Depois de muito tempo, uma coisa que já reparei é que sentar e fazer as notas de todas as questões é complexo. Principalmente no mundo atual onde normalmente faríamos isso apenas uma vez por dia, o que pode influenciar na percepção do fato em si.
Outras ideias?
Algumas outras não relacionadas a vida magística:
Ler um livro
Assistir uma série
Aprender algo novo
Criar um plano de tarefas/afazeres
Conversar com amigos (através de aplitivos por internet! Fiquem em casa!)
Espero que as ideias ajudem a passar por essa situação complexa que estamos passando. Mas que possamos usar esse momento para aprendermos mais sobre nós mesmos.
Imagem: pixabay
Σχόλια