top of page

Espiritualidade não é o que você faz.

Espiritualidade não é o que você pratica e conhece. O que o outro faz não é superstição. Espiritualidade não é definida por familiaridade. O estranhamento não é marca de algo ilegítimo. Espiritualidade não é um patrimônio do seu povo – é um elemento estruturante do mundo. Espiritualidade não está na sofisticação.  Ela é irrestrita, variável e extremamente rica. Por isso, não sejamos arrogantes e nem restritivos. O espírito humano é infinito e assim também são suas expressões.


O auxiliar eletrônico de escrita está me dizendo que usei demais o termo “espiritualidade” no parágrafo anterior. Eu sei. Foi de propósito. As máquinas nem sempre pegam o que é do humano. Há sutilezas que só quem tem um espírito é capaz de perceber.

Eduardo, você está desviando do assunto…


É verdade. Voltemos. A senhora velha sem um real no bolso, vivendo numa casa de barro, sem luz elétrica, com água de poço e comendo farinha da mandioca que planta sabe ajoelhar-se e rezar ou ainda pegar certas plantas do cerrado e usá-las para afastar maus-olhados e doenças.  Não podemos ter a arrogância de achar que na casa de classe média alta no bairro rico da cidade grande, o executivo que passa 15 horas por dia ligado no trabalho e que passa as férias nos destinos mais badalados também não tenha sua espiritualidade.


Deixe-me ser direto. Para ser espiritual não precisa nem acreditar em Deus. Espírito é uma coisa, Deus é outra. Espiritualidade é o que afinal? A veneração a um ser divino? Claro que não! A espiritualidade é algo que se faz com o espírito! Com o seu próprio espírito! Ela pode incluir uma tentativa de conexão com algo maior? Pode. Ela pode ser algo que se resume a um exercício focado somente em si mesmo? Claro que pode!

A espiritualidade pertence a uma casta?


Existe a noção equivocada de que a espiritualidade é reservada só aos monges, santos e assemelhados. Então, se você não fez votos ou se não faz jejum ou fica sete horas ajoelhado no milho por dia, você não tem espiritualidade. Quanta bobagem. Um pensador já disse que a religião se dividiu em um corpo especializado e um corpo de leigos. Parece que querem fazer o mesmo com a espiritualidade.


Alguns querem tornar a espiritualidade algo muito especial, mas nada poderia ser mais corriqueiro!  A espiritualidade não é luxo. A espiritualidade não é o que você acha que é.  Ela não é o “conhecimento secreto detido por alguns eleitos”. Ela não é ler o Liber Al e se achar o magão da porra. Ela não é ter um livro das sombras e dizer que é herdeira das bruxas de Salem. Ela não é receber espírito. Ela não é acender vela na encruzilhada. Parem de querer restringir a espiritualidade.

A espiritualidade é uma faculdade humana. Ela é tão simples quanto dar uma caminhada ao ar livre. Ela pode ser complexa e elaborada? Certamente. Ela pode ser tudo. Ela é tudo e por isso mesmo, não é nada disso do que andam vomitando. Talvez alguns me acusem de ser um bricoleur. Bem, talvez eu seja – e daí? O que eu sempre tentarei não ser é aquela pessoa que aponta o dedo e diz – “Ain, isso tem que ser assim”. Por favor, isso só faz sentido (e olhem lá) dentro de determinados contextos litúrgicos. Não custa lembrar que liturgia não é espiritualidade.


Assim, eu termino esse texto mudando ligeiramente o título – espiritualidade não é somente o que você faz. Espiritualidade é um fazer coletivo, amplo e aberto. Todo ser humano é espiritual. E tenho dito.

*Imagem de capa por Okan Caliskan em Pixabay

**Imagem de pessoas reunidas por Joseph Redfield Nino em Pixabay.

Posts Relacionados

Ver tudo
Quem quer ser Jesus?

Porque, sejamos sinceros, quem quer ser Jesus, andando pelas ruas de sandálias, quando você pode ser Deus?

 
 
 

Comments


  • Espelho de Circe
  • Espelho de Circe
  • Espelho de Circe
  • Espelho de Circe

MONASTÉRIO DE SÃO URIEL - CNPJ: 33.661.130/0001-24 - Contato: contato@espelhodecirce.com.br

Endereço: Sítio V Draconis, Caixa Postal 206 - Extrema-MG, CEP 37640-994
Política de Cancelamento e Reembolso: Entendemos que às vezes os planos mudam. Se você precisar cancelar seu pedido, faça-o dentro de 24 horas após a compra para receber um reembolso total. Após 24 horas, os cancelamentos estarão sujeitos a uma taxa de cancelamento de 50%. Os reembolsos serão processados em até 7-10 dias úteis. Agradecemos sua compreensão.

Política de entrega: Nossos serviços são oferecidos de forma digital, seja por meio de videoconferências ou por download de conteúdo exclusivo. Para ter acesso aos nossos serviços, é necessário realizar o pagamento e ter o login aprovado. Dessa forma, você poderá desfrutar de todo o conteúdo que preparamos especialmente para você. Estamos sempre à disposição para ajudá-lo em caso de dúvidas ou problemas técnicos.

bottom of page