top of page

Depressão/Ansiedade e o uso de plantas medicinais como tratamento natural

Foto do escritor: Celi ForestiCeli Foresti

DEPRESSÃO = substantivo feminino – Ação ou efeito de deprimir, de se abater física ou moralmente. [Psicologia] Doença psiquiátrica, de origem crônica, que causa alterações de humor, definida por uma tristeza intensa e permanente, agregada à dor, à desesperança, à culpa etc., com ou sem razão aparente. [Figurado] Enfraquecimento físico ou moral; desânimo, esgotamento, abatimento.

A depressão ou transtorno depressivo maior é uma doença séria que provoca tristeza profunda e um sentimento de desesperança. Ela pode atingir também crianças e adolescentes, sendo que em algumas pesquisas afirma-se que as mulheres parecem ser mais vulneráveis devido a oscilação hormonal. ANSIEDADE = substantivo feminino – Desconforto físico e psíquico, agonia, aflição, angústia. [Psicologia] Condição emocional de sofrimento, definida pela expectativa de que algo inesperado e perigoso aconteça, diante da qual o indivíduo se acha indefeso. [Figurado] Desejo intenso e impetuoso, impaciência, sofreguidão, avidez, ausência de tranquilidade, medo, receio.

A ansiedade tem sintomas similares ao medo, estado que possui uma função importantíssima. É o que nos permite lutar ou fugir! Ela se torna uma doença quando quando a reação é tão intensa que nos impede de lutar de forma eficaz. Além do chamado transtorno de ansiedade generalizada (TAG), existem outros, como pânico, fobias e ansiedade social. O estresse pós-traumático e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) também são classificados como transtornos de ansiedade. Não entrarei aqui em detalhes científicos sobre a doença, pois não é esse o intuito desse texto, e nem que vocês saiam comprando e tomando qualquer uma dessas plantas sem o devido acompanhamento.

É necessário que se faça um levantamento do histórico físico, mental e emocional antes de se iniciar um tratamento com ervas.

Hoje existem vários tratamentos para a depressão/ansiedade como: terapias, medicamentos alopáticos, medicamentos naturais onde são utilizadas as plantas medicinais, mudanças na alimentação e no comportamento e etc.

Quero apresentar pra vocês de uma forma simples, o que um tratamento natural pode fazer por sua saúde. Aqui darei o exemplo de três plantas que podem ser utilizadas. *Os tratamentos com plantas medicinais necessitam de um diagnóstico e não dispensam o acompanhamento médico. *As plantas aqui apresentadas tem comprovação científica do seu uso e eficácia. MULUNGÚ (Erytrina speciosa – Erytrina falcata – Erythrina mulungu)

Posts Relacionados

Ver tudo

Quem quer ser Jesus?

Porque, sejamos sinceros, quem quer ser Jesus, andando pelas ruas de sandálias, quando você pode ser Deus?

Comments


bottom of page