Depressão/Ansiedade e o uso de plantas medicinais como tratamento natural

DEPRESSÃO = substantivo feminino – Ação ou efeito de deprimir, de se abater física ou moralmente. [Psicologia] Doença psiquiátrica, de origem crônica, que causa alterações de humor, definida por uma tristeza intensa e permanente, agregada à dor, à desesperança, à culpa etc., com ou sem razão aparente. [Figurado] Enfraquecimento físico ou moral; desânimo, esgotamento, abatimento.

A depressão ou transtorno depressivo maior é uma doença séria que provoca tristeza profunda e um sentimento de desesperança. Ela pode atingir também crianças e adolescentes, sendo que em algumas pesquisas afirma-se que as mulheres parecem ser mais vulneráveis devido a oscilação hormonal. ANSIEDADE = substantivo feminino – Desconforto físico e psíquico, agonia, aflição, angústia. [Psicologia] Condição emocional de sofrimento, definida pela expectativa de que algo inesperado e perigoso aconteça, diante da qual o indivíduo se acha indefeso. [Figurado] Desejo intenso e impetuoso, impaciência, sofreguidão, avidez, ausência de tranquilidade, medo, receio.

A ansiedade tem sintomas similares ao medo, estado que possui uma função importantíssima. É o que nos permite lutar ou fugir! Ela se torna uma doença quando quando a reação é tão intensa que nos impede de lutar de forma eficaz. Além do chamado transtorno de ansiedade generalizada (TAG), existem outros, como pânico, fobias e ansiedade social. O estresse pós-traumático e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) também são classificados como transtornos de ansiedade. Não entrarei aqui em detalhes científicos sobre a doença, pois não é esse o intuito desse texto, e nem que vocês saiam comprando e tomando qualquer uma dessas plantas sem o devido acompanhamento.

É necessário que se faça um levantamento do histórico físico, mental e emocional antes de se iniciar um tratamento com ervas.

Hoje existem vários tratamentos para a depressão/ansiedade como: terapias, medicamentos alopáticos, medicamentos naturais onde são utilizadas as plantas medicinais, mudanças na alimentação e no comportamento e etc.

Quero apresentar pra vocês de uma forma simples, o que um tratamento natural pode fazer por sua saúde. Aqui darei o exemplo de três plantas que podem ser utilizadas. *Os tratamentos com plantas medicinais necessitam de um diagnóstico e não dispensam o acompanhamento médico. *As plantas aqui apresentadas tem comprovação científica do seu uso e eficácia. MULUNGÚ (Erytrina speciosa – Erytrina falcata – Erythrina mulungu)