6 de dez de 2014

Como fazer um Espelho Mágico

No workshop A Magia da Lua aprendemos a confeccionar e carregar um espelho mágico (ou "espelho negro") além de técnicas e exercícios de scrying. No final da aula começamos a dar um exemplo de como fazer um espelho mágico, mas nem poderíamos ter feito um espelho que pudesse ser utilizado porque o workshop sempre termina no domingo (dia do Sol), nada apropriado.

Resolvi então recomeçar o espelho em casa e postar aqui o passo a passo, até mesmo para ficar a referência para os outros estudantes. Obviamente, as principais instruções são dadas em classe, até mesmo porque seria irresponsável trabalhar-se com um espelho feito de qualquer jeito. Pode ser que não se tenha resultado, pode ser que dê - e aí é que mora o perigo, pois existem medidas de segurança para se trabalhar com um espelho, e até mesmo um antídoto para tratar das aflições que este tipo de trabalho pode trazer. 

Então é simples: se este tópico te interessa, convido o leitor a vir no meu workshop, nos dias dia 28/02 e 01/03, no Centercom Terapias em São Paulo ***informações e reservas: 11 5589-5375 e 5589-9368***. A propósito, este espelho vai ser sorteado no próximo workshop.

Primeiro, ah-hã... a tinta certa. Esmalte vitral preto! Passe uma mão deste esmalte e preste atenção porque seca muito, muito rápido. Eu sugiro ainda que se coloque separadamente num potinho a quantidade que você vai usar. Vá colocando no potinho aos poucos, conforme você usa. Você pode usar o solvente apropriado para diluir um pouquinho se a tinta for endurecendo muito rápido. Você vai aplicar só de um lado de espelho, ok?


Coloque o condensador fluídico ***o mais importante condensador*** na palma de uma mão e com a outra pegue um pincel e salpique o condensador (como se tivesse espanando pó), espalhando bem sobre toda a superfície do espelho. Faça isso quando o esmalte ainda estiver úmido. A intenção é grudar este condensador no vidro. Aplique mais esmalte. Na foto do exemplo, eu apliquei três mãos de esmalte. O efeito será o de "céu estrelado". A foto que você vê aqui ao lado é a do espelho em frente a uma lâmpada. Repare que quando a luz passa por trás do espelho negro, na frente dele os pontos que se parecem com estrelas surgem ali. Desligando a luz, você não vê nada. O espelho fica totalmente negro.

A foto a direita mostra a superfície seca do verso do espelho com o condensador fluídico. Repare que o condensador parece formar bolhinhas.



Você então vai trabalhar um condensador simbólico. Eu escolhi um daqueles que passei na apostila. Usei um carbono para artesanato para passar a figura para a base, que é do mesmo material que se fazem as bases de quadro, já que mandei cortar na vidraçaria, mas pode ser de outro material, como o versátil MDF. Com uma régua centralize bem a figura, use um fita adesiva para prender o carbono e o selo, desta forma você não desloca o material enquanto passa um lápis por cima. 
Daí então é só pintar com tinta acrílica. Acredito que tenha gente mais talentosa com isso do que eu, e como falamos no curso, quanto mais trabalho você despende no espelho, mais energia você está colocando nele e suas chances de que ele funcione adequadamente são então muito ampliadas.


Leva um tempinho para fazer o selo caprichado, em especial as letras. Veja agora como ficou. Deixei as duas peças secando e tirei esta foto. Eu resolvi deixar as peças sem colar porque eu não sei quem vai ganhar este espelho no sorteio, e se a pessoa vai querer usar este específico condensador simbólico. Fixei então o vidro sobre o espelho e prendi as duas peças com duas voltas de fita adesiva. Na borda, desde que o vidraceiro não foi muito caprichoso, eu usei cola quente com um cordão preto de couro para dar acabamento e simular uma moldura simples.


Para acompanhar e valorizar a peça, trabalhei em um suporte apropriado. Comprei a peça pronta em MDF e usei um pirógrafo para gravar este outro símbolo lunar. Fiz um rápido acabamento usando betume diluído em terebentina.

Eis aqui o resultado. Agora só precisa ser adequadamente purificado e carregado. Quem será o sortudo ou sortuda que vai ganhar?




2 comentários:

elielson_gta@hotmail.com disse...

olá tudo bom, qual seria condensador fluídico ***o mais importante condensador***???

Katy disse...

São preparados de vários elementos lunares que devem ser pulverizados para formar uma camada no espelho.